Como funciona a captação de energia solar

A maioria das pessoas tem a curiosidade de saber como funciona a captação de energia solar. Você é uma delas? Talvez a maior dúvida seja como as  placas solares coletam a luz solar e posteriormente transformam essa luz em energia. Bem, não queremos que ninguém viva na curiosidade ou sinta dúvidas, por essa razão decidimos escrever sobre o tema e mostrar o funcionamento de tudo.

Em primeiro lugar é interessante conhecer a constituição de um painel solar. O painel solar fotovoltaico é composto por uma moldura de alumínio, vidro especial, duas camadas de película encapsulante EVA que envolvem as células fotovoltaicas, backsheet (fundo protetor) e uma caixa de junção.

Existem inúmeras variações de painéis fotovoltaicos, mas para se ter uma ideia, um painel solar comum terá aproximadamente 1,65 m² e pesará pouco mais de 12 Kg, é feito de 60 células solares capazes de produzir cerca de 38 volts em corrente contínua numa potência de até 260 watts. Os modelos geralmente variam de cinco até 330 watts de potência máxima, dependendo, principalmente da quantidade e eficiência das células utilizadas. Além disso, um sistema de captação de energia solar pode ter vários painéis fotovoltaicos montados. Dessa maneira, é possível trabalhar tanto com potências como com tensões mais desejadas de saída do sistema de energia solar.

Agora, as células fotovoltaicas são formadas por, no mínimo, duas camadas de materiais semicondutores, um com carga positiva e o outro, com carga negativa. Os materiais exibem propriedades que os fazem absorver fótons e liberar elétrons. Quando a camada negativa da célula tiver absorvido fótons suficientes, os elétrons são liberados, migrando para a camada positiva. Assim é criada uma diferença de potência entre as duas camadas como acontecem em uma célula comum.

Pronto, agora você já conhece a estrutura de um painel solar, então podemos explicar como é o funcionamento dele. Bem, o painel fotovoltaico reage à luz solar e produz energia elétrica, que chamamos de energia fotovoltaica. Isso acontece porque um inversor converte a energia do sol coletada pelos painéis fotovoltaicos em energia elétrica, e é ela que será usada na sua casa.

Curiosidade: as partículas de luz que viajam do sol até a Terra são chamadas de fótons. Os fótons levam cerca de 8 minutos e 20 segundos para percorrer a trajetória do Sol até a Terra.

E para onde vai a energia solar convertida em energia elétrica? Bem, essa energia vai direto para o quadro de luz e em seguida é distribuída pelas casas, ela será usada para ligar TV’s, computadores, eletrodomésticos e qualquer outro aparelho eletrônico que precise de energia para funcionar.

Via Portal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?